Em trinta dias os agentes já realizaram mais de duas mil abordagens, além de prisões e apreensões
Para manter a ordem e diminuir os índices de criminalidade, os agentes do Programa Segurança Presente têm trabalhado bastante. No último dia primeiro de julho, o programa completou um mês de atuação em Japeri e o resultado já é motivo de elogio. No município, o projeto tem duas bases nos principais centros urbanos da cidade (Japeri e Engenheiro Pedreira). Nos trinta primeiros dias de atuação, os números de ocorrências registradas mostram o êxito das ações policiais.
De acordo com levantamento divulgado pela coordenação do programa em Japeri, nestes primeiros trinta dias de atuação, os policiais abordaram cerca de 2.100 transeuntes, motocicletas e veículos que, no momento, mostraram algum tipo de atitude suspeita. Isso, além de evitar a livre circulação de entorpecentes, aumenta a sensação de segurança de moradores e comerciantes.
E os resultados destas abordagens são significativos. De acordo com os dados da coordenação do programa, o Segurança Presente (nas duas bases) já capturaram três foragidos da justiça, realizou uma ocorrência por crime ambiental, foram duas pessoas detidas por desobediência e duas por resistência, sete autuações por posse e uso de entorpecentes, dois presos por adulteração de veículos, uma prisão por atitude suspeita, uma assistência à mulher vítima de violência doméstica, uma prisão por furto e uma por tráfico.